Argh!! Pulgas!!! Como controlar??

Controle de Pulgas

O calor está chegando e aumentando e com ele , temos maior incidência de um probleminha bem chato para os donos dos peludos.

Pulgas!! Elas podem parecer inofensivas e tem até aqueles que acreditam que devem fazer parte dos cães e gatos, pois é natural. Mas não é bem assim.

As pulgas adultas vivem permanentemente na pele e se alimentam de sangue de seus hospedeiros. Infestações severas podem causar anemia, principalmente em filhotes. Cada alimentação da pulga dura em torno de 15 minutos, podendo uma pulga sugar cerca de 15 vezes seu peso corporal em sangue. As fêmeas depositam em torno de 50 ovos por dia, durante um período de 21 dias. Esses ovos são lisos e escorregadios e caem do corpo dos cães, principalmente quando estes se coçam.

Por isso, quando falamos em controle , é necessário também e principalmente o controle no ambiente, pois é fato que 95% das pulgas se encontram no ambiente e não no animal.

A mordida da pulga , em vários animais , pode causar alergia. A chamada DAPP( dermatite alérgica à picada de pulgas ) é extremamente incômoda ao cão ou gato, podendo trazer consequências como prurido intenso e infecção bacteriana associada.

Além disso, ainda temos vermes que podem ser transmitidas ao cão ou gato quando ingeridas, já que a pulga é hospedeira intermediária do verme conhecido como Dypilidium, que traz desconforto ao animal.

Sendo assim, o controle é feito da seguinte forma: usando-se nos animais antipulgas, a cada 2 meses, pelo menos , ou até com intervalos menores, se forem animais que saem muito na rua, como os gatos. Existem hoje diversas marcas em pet shops e tem aqueles que já vêm associados á vermífugos , que são os que eu mais recomendo.

Para o ambiente, existem diversos produtos para lavagens do local, assim como de casinhas e cobertores. A lavagem deve ser feita, pelo menos uma vez por semana, com o produto, certificando-se  de que os animais fiquem fora do ambiente, pelo menos até o produto secar.

Há ainda sprays antipulgas para ambientes , que auxiliam bastante no caso de uma infestação maior. O spray pode ser jogado nos cobertores e casinhas. Eu já usei e garanto que são bem eficazes.

Essa é a Duquesa! Essas áreas de rarefação pilosa foram causadas pela alergia à pulga. Ela se morde e arrancou vários pelos. Já está em tratamento, mas o primordial foi acabar com as pulgas.
Essa é a Duquesa! Essas áreas de rarefação pilosa foram causadas pela alergia à pulga. Ela se morde e arrancou vários pelos. Já está em tratamento, mas o primordial foi acabar com as pulgas.
Duquesa de um outro ângulo. Também mostrando áreas com menos pelos. Ela nao quis mostrar o rosto, gente, que pena...
Duquesa de um outro ângulo. Também mostrando áreas com menos pelos. Ela nao quis mostrar o rosto, gente, que pena…

Fiquem atentos as pequenas coceiras dos bichos. Pode ser a chatinha da pulga! Qualquer duvida é só deixar um comentário ou escrever lá na fan page Isa Casline Veterinária.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *