Alimentos que podem fazer mal ao seu peludo!

Por sugestão de uma amiga minha, que tinha algumas dúvidas sobre o assunto, resolvi escrever esse post, já que também,muitos dos meus clientes não conseguem resistir aos apelos dos amigos de quatro patas e estão sempre dando algo da nossa mesa para eles beliscarem, sem saber que podem estar causando muito mal ao animal.

Chocolate: Eu sei é ótimo, PRA GENTE! MAS nem pense em oferecer ao seu cão ou gato, porque o chocolate, principalmente o escuro, contém teobromina, que está presente no cacau e é uma substância parecida com a cafeína, podendo causar sintomas como vômitos, taquicardia, aumento da pressão arterial, crises alérgicas e convulsões. Dependendo ainda do porte do seu animal e da quantidade ingerida( quanto mais pior) pode levar a um quadro de coma e morte. Além do que é sabido que dar doces para o animal pode levar a obesidade e diabetes.

Uva: Nem sempre todas as frutas fazem bem ao seu animal e a uva é uma delas. Pode causar insuficiência renal precoce.

Abacate: Extremamente perigoso para os nossos amigos! A substância persin é considerada altamente tóxica.

Alho e cebola: Podem levar à anemia, já que causam a destruição das células vermelhas do sangue. Causam ainda sintomas de intoxicação como vômitos, falta de ar e fraqueza.

Ossos: Sei que parece bacana dar ossos ao seu animal ou a outros animais, mas de forma alguma é legal. Ossos de galinha, principalmente, quebram formando pontas, que podem perfurar estômago e intestino dos bichinhos. Por uma infeliz experiência, eu mesma soube disso aos oito anos de idade , quando meu primeiro cachorrinho morreu decorrente de uma hemorragia por uma perfuração do estômago por um osso de galinha.

Carambola: Até outro dia eu mesma não sabia, mas a cachorrinha de uma amiga minha acabou se intoxicando por ter comido carambola e veio à óbito e se descobriu que uma substância presente na fruta, a caramboxina, pode levar a lesões renais  muito sérias e em pacientes já com problema renal,levar à morte. Isso relatado também em humanos.

Outros alimentos perigosos incluem a macadâmia, bebidas alcoólicas e com cafeína.

Sei que muita gente sempre fala, ” ah, mas sempre dei e nunca aconteceu nada”; acontece que os sintomas variam muito pela quantidade do alimento ingerido e a sensibilidade ao animal, então é sempre melhor prevenir né.

Se por acaso acontecer do seu amigo peludo ingerir algum desses alimentos, procure sempre o médico veterinário!

Qualquer dúvida , entre em contato comigo pela fan page Isa Casline Veterinária

Leia também:

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *