A desvalorização do Médico Veterinário

sy_20100929085303982041

Já tem um tempo que gostaria de falar sobre isso, mas ai acabam aparecendo assuntos novos e eu vou adiando. Mas semana passada , li algo de um veterinário, reclamando de quando saiu um edital de um concurso, de uma prefeitura, não me lembro de qual cidade, onde o salário oferecido ao médico veterinário era de 1.900 reais, enquanto que do médico concursado seria de 6.000 reais.

Eu já tinha visto isso e é realmente revoltante. Nós sempre nos perguntamos porque essa discrepância entre um valor e outro, sendo que uma faculdade de veterinária particular hoje em dia, não custa menos do que esse salário oferecido. Mas, o pior ainda é, escutarmos no dia a dia e até ler em posts na internet, proprietários afirmando que veterinário deve trabalhar por amor, e não pensar em dinheiro.

Sinceramente, não sei da onde tiraram esse pensamento, porque até onde eu saiba, TODA E QUALQUER profissão, deve ser efetuada com amor, para ser  no mínimo bem feita. Temos professores, advogados, médicos, dentistas , engenheiros e outros tantos, trabalhando por amor e que sim, recebem por isso! E muitos deles que não recebem mal, sendo nada mais do que justo, pelo anos estudados e esforços empreendidos no trabalho do dia a dia. Então, porque temos essa mentalidade ainda em sociedade de que os veterinários devem ganhar pouco?? Por acaso, fizemos algum voto de pobreza só porque gostamos e nos apegamos em São Francisco de Assis? Por acaso não temos contas a pagar, famílias a sustentar?? Não temos direito ao lazer igual todo e qualquer ser humano?? Parem pra pensar nos anos de estudo, e na dedicação que um veterinário tem que ter todo dia, porque ele está lidando com uma VIDA! Merecemos ser bem remunerados sim, merecemos não ser mais explorados por alguns donos de pet shop, que só visam ao seu lucro nas costas do profissional , ainda achando que fazem um favor quando está pagando o salário a ele.

Mas nós , veterinários, também devemos fazer a nossa parte. Não se VENDA! Não aceite pouco quando for trabalhar, valorize os seus anos de esforço na faculdade, todo o dinheiro investido da sua família ou o seu na sua qualificação! O que mais ouvimos hoje em dia são pessoas reclamando que aceitam o pouco que recebem porque o seu empregador tem uma frase na ponta da língua: ” Tudo bem, se você não aceitar as minhas condições, tem quem aceite”. E o pior é que tem mesmo! Por isso, se nos valorizarmos, se não aceitarmos migalhas, eles não terão pra onde correr e passarão a nos enxergar de outra forma. Não se intimide com a pessoa que reclama que o seu trabalho está caro, porque só você sabe dos seus custos, seja honesto e se a sua consciência estiver em paz quanto ao seu preço, mantenha ele de cabeça erguida! Um bom profissional deve sempre ser bem valorizado  e isso tem seu preço. Não tenha vergonha dele!

Para terminar, quero ressaltar ainda que temos MUITOS clientes que admiram , respeitam e nos valorizam , assim como donos de pet shops, com quem conseguimos fazer ótimas parcerias. A esses, quero expressar minha gratidão! Esse post não é para apontar o dedo, nem mostrar culpados, apenas para reafirmar o valor da minha profissão, do meu trabalho e de tantos outros colegas.

Para mais duvidas, entre em contato comigo Isa Casline Veterinária

Leia também:

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *