Porque um animal não deve ser dado de presente?

 

A páscoa acabou de passar e me lembrei de um assunto importante, que surge também nessa época. Animais sendo dados de presente, na sua maioria, para crianças, como os coelhos.

A não ser que se tenha pesquisado muito junto ao presenteado sobre a responsabilidade de se ter um animal e tudo que isso implica e tendo aliado o fato de que realmente a pessoa ou criança, quer o bichinho, dar animais de presente é uma péssima idéia.

Primeiro que se a pessoa não gostar do “presente”, ele não poderá ser trocado, já que se trata de uma vida, e em muitos casos o que ocorre? Abandono do animal, pouco tempo depois. Existe uma estatística de que 80% dos coelhos que vivem em abrigo foram adquiridos em época de Páscoa, e aí, quando ele começou a roer móveis, ou a família começou a ter gastos com veterinário e ração, percebeu que ele não era igual a um bicho de pelúcia e resolveram devolver o pequeno.

Esse quadro acontece muito também com cães e gatos em época de dias das crianças ou natal, em que as pessoas movidas pela emoção da época, sem pensar muito, adquirem os animais, que sem muito planejamento anterior, acaba se tornando um incômodo e logo descartado. Para animais que tenham sido adotados, o panorama é melhor, já que a maioria das ONGS aceitam os animais devolvidos, mas quando se compra um animal, a loja não aceita devolução .

Por isso, quando for comprar um animal ou adotar, pesquise muito sobre raças específicas ou não, o que será melhor para uma criança e tenha noção da enorme responsabilidade que é se ter um animal, que precisará não só de cuidados como ração e veterinário, como de um tempo disponível para que você e sua família possam interagir saudavelmente com ele. E lembre-se sempre do tempo médio de vida de um animal que gira em torno dos 15 anos.

Ter um animal é maravilhoso, desenvolve nas crianças senso de responsabilidade, afeto e cuidado por um outro ser, mas só o adquira se tiver plena consciência de que ele será também um membro da sua família.

Para dúvidas, entre em contato aqui ou na fan page Isa Casline Veterinária

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *