Benefícios da castração para os bichanos

 

Veterinário sempre bate muito nessa tecla da esterilização. Tentamos sempre explicar, da maneira mais clara para o proprietário porque é tão importante castrar o seu animal.

Esse post será dedicado à importância de se castrar os felinos.

O número de felinos vem aumentando muito nos últimos dez anos no Brasil, o que anda contribuindo para o aumento da castração destes, que gera um aumento na qualidade de vida dos animais. Mas porque?

Gatos que vivem em casa gostam de perambular pela vizinhança. Quando não são castrados, especialmente os machos, estão sempre demarcando seu território com urina e entrando em brigas com outros gatos da região, o que pode transmitir muitas doenças sérias, além de feridas profundas . Vizinhos reclamam quando o gato usa seu jardim como banheiro e como sabemos, muitos animais podem ser envenenados por isso, além de sofrerem agressões físicas. As fêmeas acabam saindo de casa quando estão no cio , e além de voltarem também feridas, acabam voltando prenhes. É fato que um animal não castrado tem uma qualidade de vida muito inferior, além de uma expectativa de vida menor que aquele animal castrado. O animal castrado não terá necessidade de marcar seu território e nem de acasalar, portanto se tornará um animal mais caseiro. No caso de animais que vivem dentro de casas ou apartamentos, não ocorrerá aquela situação desagradável quando o animal urina por toda parte.

A castração é uma cirurgia simples. Machos se recuperam logo no dia seguinte e as fêmeas levam uma semana para a retirada dos pontos. O centro de controle de zoonozes cadastra tanto cães quanto gatos para esterilização gratuita em clínicas credenciadas, assim como clínicas particulares também fazem esse procedimento. Animais adultos podem ser castrados, mas a idade ideal é ainda quando filhote, sendo a recuperação bem rápida.

Mais dúvidas sobre castração de gatinhos, entre em contato aqui ou na fan page Isa Casline Veterinária

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *