Como tratar a pseudociese (gravidez psicológica)?

A gravidez psicológica é uma síndrome muito comum e que vários proprietários chegam relatando ao consultório. De repente, a cachorrinha ou gatinha, apesar de ser mais comum em cadelas, começa a esconder bichinhos, ter um comportamento mais arredio, podendo apresentar febre, inapetência e comumente produção de leite em algumas mamas.

Esse comportamento aparece geralmente logo após o cio, e está ligada ao hormônio progesterona. Mesmo animais que já tiveram crias podem apresentar a pseudociese. O maior cuidado é com a produção de leite, que não sendo cessada , pode acarretar uma inflamação muito dolorida na mama.

Alguns medicamentos veterinários cessam a produção de leite, assim como medicamentos homeopáticos( dos quais faço bastante uso) diminuem efetivamente esse comportamento.

Há alguns estudos que relacionam a pseudociese com o aparecimento de tumores de mama e piometra( infecção no útero), já que são todas patologias ligadas aos hormônios reprodutores, por isso, nesses casos, recomendamos castrar o quanto antes o animal,porque mesmo que ela já tenha apresentado a gravidez psicológica, com  certeza terá muitos outros episódios e só com a castração conseguimos a cura efetiva.

Portanto, se a sua peludinha, apresentar esses sintomas e comportamentos, procure logo o médico veterinário, para que ele possa lhe orientar quanto ao melhor procedimento à tomar.

Para dúvidas, entre em contato comigo aqui no blog ou na fan page Isa Casline Veterinária

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *