Cães e gatos podem conviver harmoniosamente?

Por muito tempo, se difundiu essa cultura de que cães e gatos eram verdadeiros inimigos. Bom, na minha casa , desde pequena, nunca foi assim, porque as duas espécies sempre conviveram muito bem, mesmo quando um ou outro estava chegando ao território depois de um tempo. É claro, que existem cães que não aceitam gatos, assim como não aceitam outras espécies, mas eles não são inimigos naturais, já que nunca tiveram uma relação de presa e caçador, ou seja, um cão não se alimenta de um gato e vice versa.

O que pode ocorrer nesses casos é uma disputa territorial, em que o cão defendendo o seu pedaço, irá latir e assustar o gato e aí começam as brigas. Um cão assim já não aceita nem outro cão no seu território. Agora quando o animal é mais tranquilo, ele irá cheirar e ficará curioso com o gato, que terá a reação normal de se assustar e esconder, até que sinta que o cão não oferecerá perigo pra ele.

Quando você quiser ter um cão e gato convivendo juntos, é claro que sendo os dois filhotes, será muito mais fácil, mas isso não quer dizer que você não possa introduzir um filhote numa casa onde tem já um animal adulto. Principalmente nos casos onde os cachorros não estranham outros cães.

A aproximação deverá ser feita de forma lenta, deixando o cachorro se aproximar aos poucos e ir cheirando o gato. Depois colocar os dois soltos no mesmo ambiente e observar as reações, sempre com o proprietário por perto. É bom, nessas ocasiões, sempre oferecer petiscos aos dois, para que associem a imagem de um ou outro com coisas positivas. Se o cão tentar avançar, vá repreendendo até que ele se acalme e vá aceitando a presença do gato aos poucos.O gato irá se assustar no começo. É preciso paciência, mas é muito grande a quantidade de casas hoje em dia onde os dois convivem tranquilamente, inclusive na minha onde tenho três gatos e duas cachorras.

Para maiores informações e perguntas, entra la na fan page Isa Casline Veterinária ou me escreva aqui no blog.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *