Alimentos perigosos aos felinos

Escrevi há um bom tempo atrás, sobre alimentos que podem fazer mal aos cães e agora resolvi estender o assunto aos felinos, para que possamos sempre estar informados, já que sabemos que muitos donos também gostam de agradar os bichanos com petiscos.

Gatos são animais essencialmente carnívoros, portanto em sua dieta deve conter proteína animal , que é da onde vem a taurina, aminoácido essencial a saúde cardíaca e visão do gato.

As rações balanceadas são as mais indicadas até o momento, por conterem nutrientes em quantidades estudadas e adequadas. Muita gente aderiu a dieta caseira também para os felinos, mas deve-se certificar que todos os nutrientes necessários aos felinos estejam de acordo.

Petiscos como iogurte( que eles adoram) e atum podem ser dados esporadicamente e não farão nenhum mal.

Tome muito cuidado com alimentos temperados com alho e cebola que contem uma substancia que pode causar anemia grave , já que promove a destruição de glóbulos vermelhos, podendo levar o gato à morte.

Gordura animal, que é altamente calórica, também pode ser perigosa, já que pode provocar obesidade, vômitos e diarréia e também pancreatite. Nada de ficar dando gordurinha do bife pro seu gato!

Gatos não são muito chegados a frutas e verduras, mas vai que o seu bichano tem um apetite diferenciado, não è? Nesses casos, evite uva, que assim como nos cães , pode causar lesão renal aguda.

E em relação ao leite? Bom, gatos adultos não possuem mais a lactase para quebrar a lactose que o leite possui, então o leite pode causar também vômitos e diarréias. Já existe no mercado pet várias opções de leite específicos para cães e gatos, então você não precisa dar o que você consome.

Existem também muitos relatos de gatos que podem comer ração de cachorro. Isso não é bom, já que cães e gatos tem necessidades nutricionais diferentes e se o seu gatinho só comer a ração do cachorro, vai ter deficiências graves.

Ração úmida? Sim, ela pode ser dada, de acordo com a idade e necessidade do seu gato, juntamente com a ração seca, mesmo porque ela contribuiu na ingestão de água, o que é muito importante para um gato com problemas urinários, por exemplo. Cuidado só com a validade dela, porque ela estraga muito rápido.

Mais dúvidas? Deixe sua pergunta aqui no blog, ou lá na fan page Isa Casline Veterinária

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *