A velhice do gato

 

 

Há quem ache um gato velho assim que ele chega aos 10 anos de idade, tendo como referência a idade canina. Para mim, amante dos gatos desde criança e com os quais convivo há muitos e muitos anos, digo que não é verdade.

Verdade que já atendi gatos aos 10 anos de idade com  doenças mais sérias, mas digo que foi uma minoria. Um gato aos 10, hoje em dia, está com toda a sua vitalidade, em sua grande maioria. Eu mesma possuo aqui em casa um senhor que está para completar 19 anos. Claro que está mais magro, devido a perda de massa muscular e dorme muito mais, mas está bem, para essa idade.

As grandes marcas de ração mesmo, consideram sênior um gato a partir de 12 anos de idade. Mas o que posso fazer para que meu gato tenha assim tanta longevidade?

A atitude que eu considero mais importante é: restringir a saída do gato. Gatos que saem na rua tem sua expectativa de vida muito diminuída. Não sou eu quem digo, mas estudos sérios feitos que apontam que um gato que sai na rua tem riscos maiores de sofrer acidentes, serem maltratados e contrair inúmeras doenças. Então, se você preza a saúde e bem estar dele, coloque telas na sua casa, deixe- o protegido .

Outra coisa muito importante: Castração. Gatos machos não castrados irão atras de fêmeas, correndo todos os riscos que falei acima e fêmeas no cio também estarão sujeitas aos infortúnios, portanto, sempre castre. ” Ah, eu já castrei, não preciso restringir as saídas dele”. Precisa sim, porque mesmo que ele não brigue mais por fêmeas e nem vá muito longe de casa, ainda temos que pensar que existe muita maldade humana. Portanto a formula principal é : castração + evitar saídas pra rua.

Quando seu gato chegar a terceira idade, tenha cuidados com a alimentação, que precisará sofrer algumas alterações e esteja mais atento ao comportamento dele. Um gato idoso pode perder massa magra, mas estará comendo normalmente. Pode apresentar sinais como perda de audição, ter dificuldade em subir nos lugares, e dormir mais do que dormia antigamente, o que é perfeitamente normal. Lembrar também que eles não terão mais a mesma capacidade de se limpar, o que pode fazer com que você tenha que dar banhos em casa ou até mesmo levar em pet shop.

Qualquer alteração na urina e fezes deve ser considerada e ele deve ser levado ao veterinário. Assim como perda de apetite, porque como eu disse, eles comem normalmente mesmo com a idade mais avançada.

Mais dúvidas, entre em contato na fan page Na casa do bicho- Isa Casline Veterinária.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *