Coronavirose. O que é?

 

A coronavirose é uma doença viral que ocorre em cães de qualquer idade, sendo que os filhotes geralmente são os mais acometidos. Embora os sintomas se pareçam muito com a parvovirose , ela é mais branda, e os animais se recuperam mais rapidamente, o que não ocorre com o parvovirus que muitas vezes leva o animal à óbito.

O coronavirus é transmitido através de contato com fezes infectadas ou mesmo outros animais que estejam doentes. Como o vírus se instala nas vilosidades intestinais, um dos principais sintomas é a diarreia aquosa, algumas vezes sanguinolenta( por isso não se pode achar que toda diarreia com sangue seja por parvovírus), cólicas abdominais, vômitos e apatia. O quadro pode se complicar se secundariamente o animal tiver infestação de parasitas intestinais ou alguma infecção bacteriana secundária. Alguns animais contraem o coronavírus e praticamente não manifestam sintomas intensos. As vezes uma inapetência e uma diarréia pastosa de um dia, e o animal se cura sem que tenha sido tratado. Se tratando de uma doença viral, o seu curso e sintomas dependem muito da imunidade do animal. A diarreia pode durar de 2 dias até uma semana.

 

O tratamento consiste basicamente em fazer hidratação com soro , por via geralmente intravenosa , já que ocorre a perda de líquidos e nutrientes através da diarreia e vômito. No soro podem ser acrescentados medicamentos para aumentar a imunidade, diminuir as náuseas. Devem ser usados analgésicos também para as dores abdominais e antibióticos para conter infecção secundária.
Na dúvida , se seu animal apresentar diarreia , não fique aguardando se ela irá passar ou não, leve ao veterinário.
Para maiores dúvidas, entre em contato através da página Na casa do Bicho- Isa Casline Veterinária 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *