Insuficiência Renal em Gatos

A insuficiência renal em gatos é uma patologia muito comum, principalmente nos gatos mais idosos. Ela pode aparecer de duas formas, uma aguda, onde geralmente se tirarmos a causa base e o rim não tiver sido muito danificado, a função volta ao normal e a crônica, onde o animal realmente perde parte da função do rim sendo necessário acompanhamento médico rotineiro.

Apesar de ser uma doença comum em gatos mais idosos, eu mesma já peguei alguns casos em animais bem mais jovens. Nesses casos , a doença aparece porque o animal já veio com um problema congênito no rim  ou infecções que podem se instalar no rim de um gato jovem, gerando uma insuficiência renal que pode evoluir rapidamente.

Os principais sintomas são emagrecimento progressivo, apatia , falta de apetite e pelo fato do rim não estar filtrando corretamente as toxinas do corpo do animal , é muito comum o vômito.

O diagnóstico é feito através de exames de sangue e nao há uma cura específica para a doença mas em muitos animais conseguimos fazer um controle, mantendo a qualidade de vida do animal. Muitas vezes é necessário a mudança de alimentação, administração de medicamentos que auxiliam o rim na sua função e soroterapia quando o animal se encontra desidratado.

Por isso, se perceber qualquer alteração de peso ou comportamento do seu gatinho, nunca demore para levá-lo ao veterinário.

Para maiores dúvidas entre em contato comigo através da minha fan page Na casa do bicho- Isa Casline Veterinária.

 

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *