Os animais tem pneumonia?

 

O frio chegou com tudo e muita gente ainda tem dúvida se deve ou não aquecer o animal no inverno, se deve ter casinha, coberta e roupinhas. Sim, deve! A pneumonia ocorre tanto nos cães como nos gatos e se não diagnosticada e tratada pode sim levar à óbito. Sintomas como cansaço, secreção nasal, febre, respiração mais ofegante, apatia e falta de apetite podem ser um dos sintomas.

Muita gente acha que por ser bicho, pode sim passar a noite ao relento, sem uma proteção que está tudo bem. Mas não é assim. Algumas raças de cães que são mais peludas que as outras possuem sim uma proteção a mais, já os de pelo curto sentem mais frio ainda. Os gatos então procuram sempre um lugar quente pra dormir porque precisam estar bem aquecidos. Então, se seu cão dorme no quintal, que ele tenha uma casinha, com papelão ( ajuda a esquentar muito) e cobertas. E porque não improvisar uma roupinha com seu moletom velho para ele? Apesar da minha insistência em dizer que gatos nâo devem ter acesso a rua por inumeros perigos, e mesmo assim seu gato sair na rua, deixe um abrigo pra ele se proteger do lado de fora, quando voltar. Animais dentro de apartamentos e casas, também podem ter caminhas e cobertas, novamente falando da importancia de roupinhas para os de pelo curto.

Muita atenção também aos animais idosos que por terem o sistema imunológico mais frágil, ficam mais suscetíveis a doenças respiratórias. Pode começar apenas com um simples resfriado ,quando não cuidado, evoluir para uma pneumonia.

Sempre que perceber algo de errado com seu peludo, leve logo ao veterinário.

Mais dúvidas? Acesse a minha fan page Na casa do bicho – Isa Casline Veterinária

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *