Doença do carrapato (hemoparasitose)

 

Eu morei por seis anos em Ribeirão Preto. Pra mim, lá era o reino central dos carrapatos. Impressionante como lá os cães pegavam esses bichos e assim, a incidência da doença ,que pode ser transmitida por eles era bem alta.

Quando me mudei pra São Paulo, notei que até então, a incidência das hemoparasitoses era bem baixa. Porém, venho notado, principalmente com o aumento da temperatura, que a realidade tem mudado. Animais que antes sofriam apenas com pulgas, agora sofrem com os tais carrapatos e assim, aparecem as doenças.

A erlichiose e a babesiose são transmitidas através da picada do carrapato Rhipicephalus sanguineus, e as duas doenças podem aparecer tanto sozinhas, como juntas,agravando ainda mais o quadro.

O mais perigoso nessa doença é que muitos animais apresentam a forma subclínica, demonstrando apenas sintomas leves como perda de apetite um dia , mas voltando a comer no outro, ou mesmo apatia repentina, que logo desaparece. Sendo assim, muitos proprietários deixam passar despercebida a doença e quando o animal começa a apresentar os sintomas significativos como febre alta, inapetência, dores nas articulações, vômitos e diarréias, a doença já está num estágio mais avançado.

Como os sintomas não são específicos, a doença é diagnosticada por exames de sangue.

Muitos proprietários ficam assustados quando dou o diagnóstico, achando que a doença não tem cura, mas ela tem sim! O tratamento feito com antibióticos é um pouco longo e ainda existem animais que desenvolvem a forma crônica da doença, extendendo ainda mais os dias de tratamento, mas se for seguido conforme o veterinário prescreveu, os animais apresentam melhora em pouco tempo. Alguns mais debilitados e com um quadro mais severo, irão necessitar de transfusão, já que a doença causa anemia. Esses casos requerem mais cuidados.

O controle do carrapato, por isso, é importantíssimo para que  se evite a contaminação ou mesmo a recontaminação.

Fique sempre atento e ao menor sinal de apatia do seu animal, mesmo que apenas por alguns dias, leve ao médico veterinário, porque deixar a doença progredir , pode realmente levar o animal ao óbito.

Mais dúvidas, entre em contato pela fan page Isa Casline Veterinária

 

Leia também:

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *