Artrite em cães

No frio, além de outras patologias já citadas no blog, temos também essa, que é muito comum em cães com idade já mais avançada. Ela  pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é no inverno que a manifestação de dor é mais intensa, geralmente.

Ocorre uma inflamação de uma ou mais articulações , nas regiões de quadril, patelas e até escápulas. O animal começa a sentir dor ao se levantar, subir escadas ou móveis e até no caminhar. Pode ocorrer um inchaço local e febre. Animais obesos podem ser mais acometidos devido ao excesso de peso que as articulações suportam por anos, acarretando assim um maior desgaste, mas a artrite pode ocorrer também em animais já geneticamente predispostos, como cães de grande ou médio porte, ao se tornarem mais idosos.

As articulações se desgastam naturalmente com o tempo, sendo um processo progressivo, por isso importante identificar o quanto antes para que se diminua o progresso da doença.

O diagnóstico é feito basicamente através do exame de raio-x.

Para diminuir as dores e inchaços, existem no mercado antiinflamatórios e analgésicos específicos para esse problema , assim como regeneradores articulares que agem contendo a progressão da artrite. Esses últimos podem e devem ser dados por tempo indeterminado, diminuindo muito as crises agudas de dores nas épocas mais frias. Hoje em dia, também contamos com a prática da acupuntura, que melhora muito os sintomas da doença, sendo altamente recomendada nesses casos, inclusive como tratamento complementar ao tratamento tradicional.

Portanto, assim que perceber que seu cachorro, que já apresenta mais idade, estiver mancando, com dificuldades para se levantar, não demore em procurar o médico veterinário, que saberá dar uma qualidade de vida muito melhor para o seu animal.

Dúvidas? Escreva aqui no blog ou na fan page Isa Casline Veterinária.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *